Resenha: Acender uma Fogueira, por Jack London.

P_20181023_045608 (1)

Titulo: Acender uma Fogueira, do Inglês; To Build a Fire.

Autor: Jack London.

Editora: Folha de S.Paulo

Páginas: 71, ao total.

Sinopse: Um homem, um cão, uma vastidão de neve, o frio cortante. Em “Acender a Fogueira” não é difícil encontrar todos os ingredientes das histórias mais “clássicas” de Jack London, aquelas que, pelo menos há um tempo, eram lidas por um público amplo e diversificado e contribuíram para construir a imagem literária do escritor. Neste caso, porém, a ambientação nos territórios inóspitos do Yukon, nos tempos da corrida do ouro desencadeada pela descoberta de fabulosas jazidas naquela região, é talvez menos relevante do que poderia parecer à primeira vista.

Sem dúvida, o conto descreve uma cadeia de eventos que se desenvolve em um ambiente natural delineado com extraordinária eficácia(graças também ao fato de London, como se sabe, ter experimentado a vida no Yukon pessoalmente). Mas é indubitável que o escritor pretende aqui representar, por meio de uma história particular, algo mais universal, uma manifestação paradigmática da contraposição entre homem e a natureza.

Nesse tema, na realidade, é a recorrente em boa parte da produção de London, mas o resultado alcançado em “Acender o Fogueira” é particularmente convincente, talvez porque se trate de uma escrita muito mais enxuta, onde a narração, levando ao extremo certa tendência própria do naturalismo literário, é reduzida quase exclusivamente a um frio relato dos fatos.

Meus Comentários: Bom pessoal, estamos de novo ai, e agora com Jack London. Antes de comentar sobre o livro em si, preciso falar sobre outra coisa vinculada ao livro. Essa versão da Folha de São Paulo é muito legal, ela vem em português e inglês, você que quer treinar o seu inglês, esse livro é bem daora para isso. E além disso, além de Jack London tem outros autores da língua Inglesa que estarão vendendo, só os contos clássicos. Quem comprar esses livros, receberá um códico para baixar esse livro, só que em audio, o audiobook. Não perca essa oportunidade em!

Agora o conto, em questão de páginas, por estar em português e em inglês, o livro aumenta, mas como contos são a maioria, bem curtos, esse não é diferente. O conto é objetivo, a prosa do Jack mostra a dificuldade dos personagens em caminhar na neve, o vento frio, as dificuldade disso, além de mostrar o inconsciente do homem e de seu cão. Aonde você vê mais uma vez, o claro embate da natureza X homem, que já é bastante visto em todas as obras do London, mas aqui, uma coisa se diferencia, esse dicotomia, essa diferença também se encontra no animal X homem, aonde o instinto do cão, sabe que sair na neve, a -40 graus negativos seria,  naquela situação seria muito ruim. E mesmo assim o homem insiste em encarar a força implacável da natureza. O Conto é bem curtinho, e acontece o que já era esperado, o que é inevitável. Espero não ter denunciado muito o final do conto, espero que vocês gostem da história, e esperem por mais resenhas, vão sair mais. Até mais!

Links e referências: http://inglescomclassicos.folha.com.br —- site que você vai encontrar toda a coleção dos clássicos ingleses que está sendo vendido pela Folha de S.Paulo.

https://www.englishgreatstories.com/br/#/?_k=jgfo1j —— site que se você já estiver com o códico do seu livro, poderá baixa-lo como audiobook pelo este site.

 

Deixe um comentário